A pedra calcária é para sempre


Curva

26 Jul

Diz-se que os diamantes duram para sempre. O mesmo se pode dizer da pedra calcária: é para sempre. Em condições naturais, o calcário erode a uma taxa de cerca de um vigésimo de centímetro a cada 100 anos. Para tornar isso mais palpável, seria necessário observar um bloco de apenas 2 metros durante 400 mil anos para o ver dissolver-se. No entanto, seria necessário ser extremamente paciente.

Cada tipo de calcário tem as suas melhores aplicações, mas se for bem utilizado, pode esperar que qualquer peça, ladrilho, revestimento ou pavimento dure mais do que grande parte dos materiais de construção. Mais uma vez, o calcário durar-lhe-á para sempre.

Um dos maiores benefícios da utilização do calcário português é que pode resistir a praticamente qualquer tempo, se for utilizado o calcário adequado. Pode resistir a climas mais rigorosos e arrefecer em tempo quente. Mais uma vez: é para sempre.

O uso de pedra calcária em construção remonta há cerca de 10 mil anos. Existem templos conhecidos na Turquia e Malta dos tempos modernos que são cerca de 7.000 anos mais velhos do que as pirâmides egípcias. E já que falamos de pirâmides, adivinhou, as Pirâmides de Gizé são feitas, entre outros materiais, de blocos de calcário. Desde então, perderam boa parte do seu esplendor, mas para um edifício de 4 mil anos, diríamos que se aguentam bastante bem.

Acreditamos que há argumentos suficientes para dizer que o calcário português é sólido! Navegue pela nossa colecção de pedra e descubra uma pedra bonita e duradoura para os seus projectos.

« Voltar ‹ Anterior Próxima ›